Você que usa aparelho fuja desses alimentos
Listamos alguns tipos de alimentos requerem um maior cuidado
Ao saber que vou usar aparelho ortodôntico, fica a dúvida se minha alimentação vai sofrer alterações?
Na realidade não quer dizer que você vai deixar de comer ou não, pois o correto é saber quais os alimentos que podem ser prejudiciais. Com alguns cuidados você consegue passar pelo tratamento de forma mais tranquila. Além disso, basta controlar a alimentação e fazer a higienização corretamente.
Consumo de alimentos duros
Normalmente algumas pessoas tem o hábito de consumir alimentos mais duros, porém, para quem utiliza aparelho ortodôntico, isto pode acabar descolando o braquete.
No entanto, os problemas não são somente estes, pois é possível danificar e quebrar outros itens do aparelho. O consumo de balas, castanhas, pipoca, nozes, torremos pé de moleque, e até o milho são alguns dos alimentos que pode causar dano ao aparelho dentário.
Mastigação de alimentos que grudam
Os alimentos que são pegajosos, ou grudam conforme são consumidos pode deixar o aparelho sujo e dificulta a higienização.
O problema é que se não houver a escovação corretamente pode ser que os alimentos fiquem presos nos dentes e acabem criando a placa bacteriana. Neste caso, caramelos, pirulitos, chicletes e jujubas podem causar este problema.
Para preservar o seu sorriso e manter o aparelho ortodôntico intacto e os dentes saudáveis, procure consumir esses alimentos com moderação e não se esqueça de caprichar na higienização.
Comer pedaços grandes de alimentos
Na realidade o problema não é o tamanho, mas como comer. Por exemplo, ao morder uma fruta, o correto é cortar em pedações menores. Além de facilitar a mastigação evita que um fio ortodôntico seja solto ou acabe danificando as peças do aparelho.
Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico
Por fim, para manter a saúde dos dentes e o aparelho em boas condições a melhor opção é usar a escova interdental. Este tipo de escova possui formato que permite a remoção da placa bacteriana e os resíduos que ficam no braquete ou ao redor.
Além disso, a escova ortodôntica também é útil, pois apresenta cerdas com corte em “V” que limpam o aparelho. Ainda não se esqueça de usar o passador de fio para garantir a limpeza completa.
Possui alguma outra dúvida de como cuidar do seu aparelho ortodôntico? Deixe nos comentários ou agende uma consulta.