Você conhece a História da Odontologia
Descubra aqui funciona a numeração dos dentes e as partes que compõe
A evolução da formação dos profissionais odontólogos e da própria profissão no Brasil faz parte da História da Odontologia.
A odontologia, como as outras áreas da saúde, passou por diversas etapas até que surgiram práticas especializadas no segmento.
Em 1629 a arte dentária no Brasil foi regularizada, mas antes deste período, os barbeiros passavam por um exame de habilidade para atuar na parte dentária.
Em 1820, chegou ao Brasil o francês Eugênio Frederico Guertin para atuar como dentista no Rio de Janeiro. Depois ao longo dos anos chegaram outros profissionais.
Somente em 1840 foi criado o primeiro curso de odontologia. Com o passar dos anos o curso foi atualizado e tornou-se a base para exercer a profissão, com quatro anos de duração.
História da Odontologia – Anatomia dos dentes
Na história da odontologia é preciso conhecer todos os dentes. Confira a seguir a anatomia:
Coroa
É a parte superior do dente que fica visível. O seu formato determina a função. Ou seja, os afiados e com forma de cinzel são para cortar, enquanto os molares para triturar os alimentos.
Linha de junção dos dentes e da gengiva
Quando não ocorre a escovação e o uso do fio dental, pode criar o tártaro, causando gengivite, entre outros problemas dentários.
Raiz
A raiz é o local que o dente fica dentro do osso, portanto é na raiz que o dente fica inserido.
Estrutura do dente
Esmalte
O esmalte é a camada mais externa da superfície do dente, assim o tecido é mais duro e pode ser danificado se não forem higienizados adequadamente.
Dentina
A dentina é a camada que fica abaixo do esmalte, portanto, se a cárie passar pelo esmalte ele pode atacar a dentina que vai atingir a polpa do dente.
Polpa
O tecido fica situado no centro do dente onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos. Quando a cárie atinge o local é possível sentir dor.
Como funcionam os nomes dos dentes
Cada dente possui uma tarefa específica, dentro da história da odontologia, sendo assim, eles são:
Incisivos
Os dentes frontais são afiados no formato de cinzel para cortar os alimentos.
Caninos
Estes dentes apresentam pontas agudas que ajudam a rasgar os alimentos.
Pré-molares
Os dentes com duas pontas servem para moer e esmagar os alimentos.
Molares
Os dentes molares tem a função de triturar os alimentos.
Numeração dos dentes
Para conhecimento sobre a numeração dos dentes, confira abaixo, o infográfico, lembrando que os números não começam pelo um, pois eles:
A notação divide a boca em quadrantes, acompanhando a visão que o dentista tem da boca.
Portanto, eles são:
Quadrante 1: Superior Direito.
Quadrante 2: Superior Esquerdo.
Quadrante 3: Inferior Esquerdo.
Quadrante 4: Inferior Direito.
Agora que você conhece um pouco sobre a história da odontologia e sobre os dentes se tiver alguma dúvida deixe nos comentários ou agende uma visita. Nossos profissionais estão à disposição para atendê-los.