Tratamento ortodôntico: Importância além da estética

Atendimento por Whatsapp

Muitas pessoas nos procuram para realizar tratamento ortodôntico por razões estéticas. Nós entendemos. Sorrisos são nossos cartões de visita. Mas é preciso estar ciente de que há muito mais cuidado envolvido em um procedimento deste tipo do que apenas aquele que olha para o viés da aparência.

Trata-se, na verdade, de uma questão de bem-estar e de saúde bucal. Da mesma forma como você faz exercícios físicos não apenas para ficar com um corpo bonito, mas também para cuidar da saúde do coração, da mente, etc, precisamos encarar desta forma a saúde bucal e os tratamentos ortodônticos.

Se você ainda costuma, por algum motivo, negligenciar suas idas ao dentista ou as recomendações dele, separamos aqui alguns argumentos que te mostram que você deveria mudar isso para ontem! Curioso? Siga no texto conosco!

Primeiro, o que é a Ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por função corrigir a posição dos nossos dentes. Ela serve tanto para colocar no lugar os dentes tortos quanto para cuidar daqueles que não se encaixam de maneira correta e, por isso, atrapalham na mordida, dificultam a limpeza e causam transtornos para a saúde bucal do paciente.

Dentro deste espectro, há uma série de formas de se trabalhar a correção. As mais comuns são as que lançam mão de aparelhos fixos e móveis. Eles funcionam retraindo os músculos da boca com o propósito de alterar o crescimento mandibular e, assim, corrigir as falhas dentárias. E não custa lembrar: apenas um especialista ortodontista está habilitado para realizar qualquer tipo de tratamento, bem como para avaliar qual é o mais indicado em cada caso.

Por que fazer um tratamento ortodôntico?

Permanecer com os dentes fora do lugar e, portanto, com a mordida irregular, pode desencadear problemas para a saúde como um todo, e não não apenas para a sua boca.

Os dentes possuem uma função muito mais ampla do que mastigar alimentos. Eles são os responsáveis por constituir uma barreira para o que entra na sua boca, inclusive o ar! É isso mesmo! Caso você tenha uma dentição especialmente irregular, ela pode acabar sendo um bloqueio para a entrada correta do ar, atrapalhando sua respiração. Através do tratamento ortodôntico, isso pode ser corrigido.

Além disso, ter dentes alinhados também irá melhorar significativamente a sua dicção e mesmo a digestão. Dentes irregulares podem não triturar alimentos corretamente, além de atrapalhar a fala.

Outro problema grande é quando a posição dos dentes atrapalham a correta limpeza dos dentes. Por conta disso, você pode acabar ficando com resíduos na boca, o que eleva as chances do aparecimento da cárie. Essa é outra das razões pelas quais o tratamento ortodôntico se faz necessário.

Ficou em dúvida sobre algum aspecto da sua saúde bucal? Não sabe se precisa ou não realizar um tratamento ortodôntico?

Entre em contato com a nossa equipe e vamos agendar um horário para uma avaliação. Será um prazer para nós encontrar, junto com você, a opção mais assertiva para o seu tratamento ortodôntico, caso ele se faça necessário.