5 dicas de prevenção contra o tártaro

Atendimento por Whatsapp

Entenda como evitar o tártaro nos dentes

 

tartaro_clinodente

 

O tártaro fica por trás dos dentes ou até nos cantos mais estreitos do seu sorriso. Este problema bucal, bastante frequente, pode gerar doenças na saúde no geral.

Para compreender o tártaro e ver as formas de prevenção, confira a seguir nossas dicas.

O que é o tártaro

O tártaro é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. São as sujeiras que ficaram no local por muito tempo e endureceu. No geral, isto ocorre devido à falta de higiene bucal.

Quando ela fica endurecida à escovação não é suficiente, portanto, somente o dentista pode tirar o cálculo utilizando ferramentas odontológicas.

Consequências do tártaro

Se não houver a retirada pelo seu dentista o tártaro vai ficar se alimentado dos micro-organismos da sua boca e pode até multiplicar. Com o tempo estes fatores vão refletir na saúde bucal e geral do paciente.

A bactéria presente nas inflamações gengivais causadas pelo tártaro podem ir para a corrente sanguínea e atingir órgãos como o coração e causar entupimento das artérias. Este problema é consequência da gengivite, que ocorre como manifesto inflamatório do tártaro. Na sequência pode trazer doença periodontal, ocasionando a perda dentária.

Prevenção

Para evitar um problema bucal é importante ter uma boa higiene. Neste caso é preciso fazer a limpeza diária, com escovação, fio dental e enxaguante.

Não se esqueça de praticar estes hábitos depois das refeições e antes de dormir. Durante o sono, o ambiente bucal fica propenso às bactérias devido ao baixo fluxo salivar. A saliva é a proteção dos dentes e em pouca quantidade deixa a boca exposta aos micro-organismos que pode causar a formação do tártaro e de cáries dentárias.

Como evitar o tártaro

5 dicas simples para ficar livre do tártaro:

  1. Faça a higiene bucal todos os dias e após as refeições e antes de dormir.  Com o cuidado é possível prevenir o tártaro e outras doenças como a cárie.

  2. Não deixe de usar o fio dental. O item evita a formação e endurecimento da placa bacteriana entre os dentes.

  3. Utilize o enxaguante bucal para higienizar e proteger sua boca contra os micro-organismos.

  4. Tenha uma alimentação equilibrada, consumindo menos alimentos açucarados ou com muitos carboidratos. Em excesso e sem a higiene diária pode causar o tártaro.

  5. Vá ao seu dentista regularmente, visite o profissional a cada seis meses para verificar sua saúde bucal e manter sua boca livre de tártaro.

Aproveite e se tiver alguma dúvida deixe nos comentários ou agende uma avaliação.