Saibam quais são os alimentos que traz benefícios aos dentes e gengivas
Fique atento nem todo o alimento é amigo dos dentes!
Uma alimentação saudável é fundamental e pode ter influencia nos seus dentes e gengivas. O alimento rico em fibras garante a autolimpeza do seu sorriso e ajuda contra a placa bacteriana, assim como o leite e derivados de folhas verdes escuras, como a couve é fonte de cálcio.
Na lista também inclui mascar chiclete (sem açúcar) entre as refeições, pois auxilia na formação da saliva, inclusive na limpeza dos dentes. O consumo de alimentos crus, também pode fazer com que os dentes fiquem mais fortes.
Não se esqueça de consumir frutas cítricas e também queijos, leite, peixe, linhaça e água.
No entanto, existem alguns alimentos que podem acabar com os seus dentes e gengivas, ou seja, é preciso retirar do seu cardápio. Em todo caso não é preciso se desesperar, pois com moderação é possível comer e beber um pouco de tudo, sem afetar a sua saúde bucal. Entenda a influência da boa alimentação na saúde bucal das crianças.
Alimentos inimigos dos dentes e gengivas
Os alimentos que precisam ser evitados são:
- Balas e doces;
- Café;
- Carboidratos simples;
- Espumante;
- Laranja;
- Maçã;
- Maionese;
- Refrigerantes (principalmente à base de cola);
- Suco de limão;
- Tomate;
- Uva;
- Vinagre;
- Vinho branco;
- Vinho tinto;
Estes alimentos ácidos, como a laranja, os refrigerantes e o suco de limão, podem causar a doença conhecida como erosão ácida.
O que é
A erosão ácida é a perda da estrutura saudável do dente. Hoje existem dois tipos, como a erosão extrínseca que é a ingestão de alimentos ácidos e a erosão ácida intrínseca onde o ácido gástrico entra em contato com os dentes devido ao vômito recorrente, regurgitação ou refluxo.
Caso você tenha dúvidas sobre o que é permitido na sua alimentação e quais outros fatores que podem trazer problemas aos dentes e gengivas, pergunte para o seu dentista. Aproveite e se tiver alguma dúvida deixe nos comentários ou agende uma avaliação.