Respirar pela boca pode causar problemas dentários
Nesta época de frio doenças respiratórias são comuns
Chegou o Invernos a estação mais fria do ano que inicia, hoje dia 21 de junho, e junto vem o aumento do ar seco, poluição e a proliferação de vírus. Nestes casos pode contribuir para as infecções das vias respiratórias.
As infecções respiratórias dessa estação causam coriza, dores no corpo, tosse, febre e mal-estar geral.
Para quem tem o hábito de respirar pela boca, pode trazer estes malefícios ao organismo. As pessoas que tem este hábito podem desenvolver infecções respiratórias ou alergias.
Causas
- Respirar pela boca pode causar problemas dentários
- Rinite alérgica;
- Aumento da adenoide;
- Desvio do septo nasal;
- Sinusites ou pólipos nasais;
- Mal formações da face;
Problemas ao respirar pela boca
Neste caso o nariz é à entrada do ar e quando a pessoa tem a mania de respirar pela boca, pode causar:
- Alterações da face e da oclusão dentária: Neste caso o fluxo aéreo natural precisa ser feito pela cavidade nasal. Quando isto ocorre desloca as estruturas;
- Ronco e apneia do sono: Com as alterações faciais entre outros fatores, a via área fica obstruída durante o sono, causando o ronco e à apneia do sono.
- Infecções das vias aéreas: O ar entra pela boca e não faz o processo pelo nariz, neste caso a garganta e o pulmão ficam fragilizados.
- Cansaço: Ao respirar pela boca a pessoa pode sentir desconforto durante o dia e ter um sono ruim à noite.
- Face adenoideana
As alergias causam obstrução do nariz e fazem a criança respirar pela boca.
Quem tem este habito acaba tendo alterações nos dentes, que se projetam para frente, o pálato (céu da boca) fica mais alto e o rosto se alonga. Este problema é chamado de face adenoideana.
Como consequência a hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem pela boca, causando a alteração da face e dos dentes.
As principais características deste problema é o rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxilar pouco desenvolvido, lábio superior curto, lábio inferior ressecado, narinas elevadas, palato arqueado e a boca entreaberta.
Agora que você sabe os problemas referentes ao inverno e quais as complicações que respirar pela boca pode trazer, tome cuidado. Caso você note alguns destes sintomas se oriente antes do problema agravar. Não se esqueça de comentar e compartilhar o post para alertar seus amigos.