Refrigerantes sem açúcar causam problemas dentários

Atendimento por Whatsapp

Especialistas orientam que produtos a base de aditivos acidificados e com baixo valor de PH, como refrigerantes sem açúcar causam problemas dentários.

perigos_consumo_refrigerantes sem açucar_clinodente

Os refrigerantes sem açúcar foram desenvolvidos para deixar o produto menos calórico. Entretanto, a remoção da glicose dos refrigerantes é prejudicial aos dentes. Embora o açúcar seja um dos causadores das cáries, a ausência dele causa um problema muito sério na estrutura dentária. Isso acontece porque a bebida possui aditivos acidificados e valores baixos de PH, o que provoca a acidez que pode danificar a estrutura dos dentes.

Quais são os problemas dentários causados pelos refrigerantes sem açúcar?

O PH de um refrigerante diet varia entre 2,47 e 3,35. Uma boca saudável possui, em média, 6,5. Isso significa que uma bebida que possua menos de 5 de PH, já é capaz de dissolver o esmalte dos dentes. As balas e chicletes sem açúcar passam pelo mesmo processo, e são responsáveis pela perda e desgaste das superfícies dos dentes.

refrigerantes sem açucar-blog-clinodente

Um outro dado assustador: as bebidas“zero”, mesmo livres de açúcar, contêm grandes quantidades de ácido cítrico e fosfórico. Estudos comprovam que quando o ácido cítrico se liga ao cálcio, pode comprometer a saúde dos dentes, deixando-os vulneráveis para o aparecimento de manchas e cáries.

Dicas Clinodente

A dica dos profissionais da Clinodente é evitar alimentos e bebidas com esses aditivos como refrigerantes sem açúcar. Na dúvida, procure a lista de ingredientes no rótulo do produto. Algumas marcas não possuem ácido fosfórico, mas refrigerantes sem ácido cítrico são quase impossíveis de encontrar,já que a substância é responsável pelo sabor.

Outra dica importante é evitar tomar qualquer tipo de refrigerante pela manhã, já que nesse período nossos níveis de cálcio na saliva são mais baixos e os dentes ficam mais vulneráveis. Vale lembrar que a escovação depois de consumir qualquer produto com ou sem açúcar é fundamental. Escolha alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Uma dieta equilibrada é imprescindível para ter dentes saudáveis e saúde bucal.

Dúvidas sobre a saúde dos seus dentes? Consulte um dos nossos dentistas. A Clinodente é a clínica odontológica feita para você. Agende uma avaliação!