Palito de dente pode substituir o fio dental?

Atendimento por Whatsapp

Mau uso pode danificar os dentes

Palito-de-dente_clinodente

Algumas pessoas possuem a dúvida se o palito de dente pode substituir o uso do fio dental. Na realidade ele não é tão efetivo e ainda pode ser prejudicial se for usado da forma errada.

Com o mau uso é possível causar retração gengival e danificar os dentes.

Troca do fio dental pelo palito de dente

Segundo especialistas, o fio dental faz a higienização entre os dentes. Já o uso do palito de dente pode machucar a gengiva e remover restaurações que possuem pequenos degraus, além de danificar o dente.

Neste caso o palito é contra indicado, mas ele pode ser usado desde que da forma certa.

Na realidade o acessório pode salvar de alguns constrangimentos, mas na prática ele não é indicado. Para conseguir remover sujeiras e manter o cuidado com a placa bacteriana, é preciso fazer uma escovação completa, além do fio dental. Em alguns caso a escova interdental também pode ser indicada.

Como usar o palito de dente

Ao optar pelo palito o interessante é fazer a remoção de resíduos alimentares após uma refeição. Muitas pessoas ao usarem o item enfiam entre os dentes e fazem uma alavanca. Com isto é comprimida a papila gengival, que predispõe a retração óssea e da gengiva.

O palito de dente deve ser usado de forma delicada, ou seja, precisa passar suavemente pelos tecidos para remover resíduos superficiais. Na realidade limpar entre os dentes é a função do fio dental e não do palito.

Em todo caso, quando surge algum problema ou dúvida em relação ao uso de ambos, o indicado é procurar um profissional para lhe orientar.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o palito de dente, deixe nos comentários e aproveite para agendar a sua avaliação.