Idosos podem fazer clareamento dental
Existem algumas dúvidas se os idosos podem fazer ou não fazer clareamento dental. Na realidade, está associação ocorre devido a uma falsa imagem que os mais velhos usam dentaduras.
Entretanto, não existe problema no caso de uso de implantes, pois o clareamento dental é supervisionado pelo cirurgião dentista e não traz nenhum risco para saúde dos idosos, ao contrário, pode ser até benéfico.
Saúde bucal ao longo da vida
Ao longo dos anos o dente acaba sofrendo alterações na cor, devido ao desgaste. Isto ocorre também pelos hábitos ruins, como cigarro, higiene bucal deficiente, consumo de bebidas e alimentos que causam manchas: como refrigerante, café, entre outros. Saiba mais.
A maioria dos dentes dos idosos já passou por tratamentos, como restaurações, facetas e coroas, além disso, estes materiais, que não são implantados, não recebem o clareamento junto com os dentes, por isto é preciso trocar todas estas restaurações.
Adesão ao clareamento dental nos idosos
No ponto de vista estético e médico o clareamento dental para os idosos pode trazer benefícios. O uso do agente clareador pode auxiliar na remoção de placa, redução de bactérias e prevenir as cáries nos idosos.
Além disso, alguns estudos sugeriram que as pessoas mais velhas sentem menos com a sensibilidade dental quando aliada a este tratamento. Isto ocorre porque os agentes clareadores de boa qualidade possuem ingredientes específicos que diminuem esta sensibilidade.
Como proceder ao tratamento
Para realizar o procedimento é importante que o paciente faça uma avaliação com o seu dentista. Ainda, não pode esquecer-se de fazer visitas periódicas ao seu dentista e se precisar um retoque. Caso você tenha alguma outra dúvida, deixe nos comentários ou agende uma avaliação.