Hábitos aparentemente inofensivos que prejudicam a sua saúde bucal

Atendimento por Whatsapp

O sorriso é o cartão de visita da pessoa. Se você é uma pessoa preocupada com a boa aparência do seu sorriso, saiba que alguns hábitos devem ser evitados.

Entenda agora quais práticas você faz sem se dar conta que podem estar prejudicando sua saúde bucal e por que deve abandoná-las hoje.

Uso e armazenamento da escova de dente

Dentistas aconselham a troca da escova de dente de três em três meses, pois a umidade das cerdas é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias.

Quem faz uso de aparelho ortodôntico, também deve estar atento ao desgaste das cerdas, pois a tendência é que o desgaste ocorra de forma muito mais rápida.

Importante também ter atenção ao armazenamento da escova de dentes.

Não a deixe exposta aos elementos, pois ela pode acumular poeira e sujeiras do ambiente.

Também não é recomendado guardar a escova de dentes em local muito abafado, pois intensifica o acúmulo de fungos e bactérias.

Das duas formas citadas acima, ela fica exposta a bactérias, fungos, ou germes do banheiro, transmitindo desta forma estas sujeiras para a sua boca através da escovação.

Pelo mesmo motivo que a escova não deve ficar exposta ao banheiro aberto, assim como não deve secá-la na toalha, já que a toalha é quem armazena todas as partículas sujas do ar do banheiro, seja da descarga ou após a secagem das mãos.

Roer as unhas

Mas não é só o mau hábito da escova de dente que pode prejudicar a sua saúde bucal, até mesmo roer as unhas afeta os seus sorriso a longo prazo.

Você sabia que o ato de roer as unhas provoca desgaste no esmalte dos seus dentes, podendo levar até mesmo a desenvolver bruxismo?

Outro fato é a quantidade de bactérias que ingerimos por ficarem presas por baixo das unhas.

Ao roer as unhas você pode criar feridas na sua boca e gengiva e o contato com um pedaço de unha infectado é capaz de desenvolver problemas sérios.

Assim como roer as unhas, um hábito aparentemente inofensivo, mas prejudicial a sua saúde bucal, são alguns alimentos que ingerimos.

Alimentação errada

Alguns alimentos devem ser evitados para a saúde no geral, como os que contêm açúcar ou gasosos, como refrigerante e valem também em relação à saúde bucal.

Os alimentos muito duros, por exemplo, também devem ser consumidos de forma moderada porque são capazes de enfraquecer os seus dentes e até mesmo quebrá-los ao longo do tempo.

Cafés e chás também prejudicam seus dentes, pois as substâncias naturais tendem a manchar seus dentes se consumidos frequentemente.

O açúcar que acompanham bebidas também são responsáveis por afetar sua saúde bucal, causando cáries, por exemplo.

Outros alimentos responsáveis pela exposição de cáries nos seus dentes são os que contém grande quantidade de carboidratos e sacarose, como batata e pão.

mouthwash-gargling-asian-woman-rinsing-gargling-using-mouthwash-glass-against-gray-background-dental-119325111

Escovação errada

Algumas atitudes podem estar prejudicando o esmalte dos seus dentes sem que você perceba, como o uso de escova com cerdas duras ou escovar os dentes com muita força.

Apesar de parecer que vai fazer uma limpeza completa, você acaba desgastando e deixando os dentes mais sensíveis.

E não é apenas a escovação que mantém seus dentes limpos, o uso do fio dental e enxaguantes bucais também devem fazer parte da sua rotina.

Seja para quem faz uso de aparelho ortodôntico ou não, manter a escovação logo após ingerir alimentos ajuda a evitar doenças como gengivite, cáries ou até mesmo infecções mais sérias.

Por isso é importante visitar o dentista regularmente para manter seu sorriso sempre bonito e saudável. Agende uma visita para conhecer nossa clínica.