Extração do siso: tudo que você precisa saber

Atendimento por Whatsapp

A extração do siso é uma cirurgia feita por um cirurgião dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial para remover os dentes terceiros molares, popularmente chamados de dente do siso. O procedimento pode ser feito quando os dentes já nasceram ou um pouco antes.

Essa extração não é necessária caso o dente e não comprometa a arcada dentária.

Porém, é indicada se a presença desse dente impede a higienização adequada dos demais, se provoca alterações na mordida, se impede o crescimento de outro dente, se coloca pressão nos dentes vizinhos ou se gera dor por algum motivo.

Embora o procedimento possa ser feito e qualquer idade, o período ideal para fazer a cirurgia é entre os 16 e 18 anos. Nesse momento, se formam as primeiras raízes dos dentes e o siso ainda não nasceu, o que torna sua extração mais simples.

Não há nenhuma contraindicação para a cirurgia. Porém, quem possui a saúde comprometida ou inflamações na região em questão é orientado a adiar a extração.

Como é realizada a extração do siso

No dia da cirurgia, é indicado que a pessoa faça uma refeição leve e tome os medicamentos que possam ter sido indicados pelo dentista. É melhor que, para ir ao dentista, o paciente evite maquiagem ou acessórios de cabelo que possam dificultar seu conforto.

Para fazer a cirurgia, o dentista irá aplicar uma anestesia por injeção. Ele também irá avaliar se o paciente precisa ou não de um sedativo para controlar a ansiedade que a extração pode gerar. Neste caso, é melhor que haja um acompanhante com o paciente.

Após a anestesia, o cirurgião faz uma incisão na gengiva. Ela é deslocada para que o profissional tenha acesso ao local da extração. Se o dente ainda não tiver nascido, é removido o osso que recobre o siso. O dentista remove os restos de osso e pedaços de dente da cavidade e faz uma sutura. Algumas vezes, o dente é removido por inteiro; noutras, em pedaços.

A extração é bastante variável mas, via de regra, leva de 5 a 30 minutos por dente.

Tudo vai depender do caso em questão. Depois, o paciente é liberado.

A recuperação da remoção do siso

A anestesia irá permanecer por cerca de cinco horas. Em alguns casos, a sensação de amortecimento pode durar alguns dias. Já a velocidade de recuperação depende bastante de como se dá o procedimento. Nesse período, pode haver:
● Sangramentos em algumas aberturas;
● Edemas faciais;
● Dificuldade para abrir e fechar a boca.
Alguns cuidados são indicados após o procedimento:
● Lance mão de uma dieta líquida e evite alimentos muito quentes nos três
primeiros dias após a cirurgia;
● Tome as medicações da forma exata como o dentista orientou;
● Evite bochechos, movimentos de sucção e cuspidas nas primeiras 24h;
● Escove os dentes, mas o faça de forma mais suave nas primeiras 24h;
● Fique longe do cigarro e de bebidas alcoólicas por pelo menos sete dias.

Seu dentista irá orientá-lo sobre o retorno para remoção dos pontos. Normalmente, acontecem em sete dias após a cirurgia.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!