Alimentação infantil – Saiba como pode influenciar a saúde dos dentes

Atendimento por Whatsapp

Aprenda a equilibrar as refeições das crianças e evitar cáries na infância.

evitar cáries na infância_Clinodente

 

Para seu filho ter dentes saudáveis é preciso se preocupar com a alimentação. No entanto, se os adultos deixam por conta dos pequenos, o cardápio acaba com mais opções gostosas do que nutritivas. Então fique atento ao que você oferece para seu filho.
É importante desde bebê educar com bons hábitos, por exemplo, na fase de sucção (a partir dos seis meses), é preciso oferecer sopas líquidas. Na papinha procure colocar pedaços de frutas moles, além de legumes cozidos, insira pedaços de frutas e legumes resistentes.
Além disso, os alimentos que exigem mais mastigação ajudam no desenvolvimento dos maxilares, e tem a função de massagear as gengivas e também influenciam no posicionamento dos dentes.
Com estes itens no prato, a criança pode garantir a auto limpeza da boca, pois neste tipo de mastigação, permite remover os resíduos de alimentos. No período de dentição mista, quanto os dentes de leite estão se trocando eles tem o papel de reabsorver a raiz dos dentes de leite, inclusive estimular a erupção dos permanentes.

Mudanças alimentares

As crianças que não possuem alimentação balanceada e rica em frutas, verduras e proteínas também podem ter imunidade comprometida. Nestes casos podem ocorrer doenças bucais em tecidos moles, entre elas lesões traumáticas, imunológicas e infecciosas, como aftas, o herpes simples, candidíase bucal e úlceras traumáticas.
Então fique atento no período que ocorre a erupção dos dentes, os pais precisam fazer mudança nos hábitos alimentares, incluindo alimentos endurecidos para favorecer a saúde bucal.

Dieta montada para lindo sorriso

A inserção de frutas, verduras e legumes são indispensáveis para um crescimento saudável e sem cárie. Uma dieta equilibrada, além de garantir o desenvolvimento da musculatura, desenvolvimento orgânico, imunológico e emocional, também ajuda na saúde dos dentes.
Tudo que a mãe dá para a criança comer interfere no desenvolvimento dos dentes. Mas com a alimentação infantil correta é possível depositar cálcio nos dentais em formação. Com este cuidado é possível um sorriso mais bonito e protegido.
Os alimentos que podem ajudar a combater as cáries nas crianças são:
 Frutas e verduras ricas em fibra.
 Legumes e hortaliças.
    Queijo, leite, iogurte natural e itens derivados do leite.
Alimentação infantil X Doces e refrigerantes
Os alimentos como gomas de mascar, chocolates, balas ou pirulitos podem provocar cáries. Todo dentista infantil recomenda que é preciso abolir estas guloseimas, mas vez o outra os pais não resistem e acabam cedendo.
Os refrigerantes também são um perigo e supercariogênicos. A maior parte dessas bebidas apresentam substâncias ácidas e podem desgastar e corroer o esmalte dos dentes e provocam cáries na infância.
Como alternativa, o ideal é não ter o hábito de consumir refrigerante e nem oferecer a bebida na mamadeira aos bebês ou para os mais crescidos.
O correto é controlar controlar o consumo para não causar dano nos dentes. A alternativa é restringir o consumo em festas e ocasiões especiais.
Lembrando que a ingestão de açúcar em excesso e o acúmulo de restos alimentares ocasionam cárie na infância.
Para lidar com o problema invista na higiene bucal e não se esqueça da escovação e também de manter a alimentação infantil supervisionada.
Gostou do texto? Aproveite e confira outros post sobre a saúde infantil em nosso Blog.