Efeitos da alimentação na sua saúde bucal

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Você sabia? Algumas doenças dentárias estão fortemente ligadas a alimentação. Sim, existe uma conexão direta entre a saúde geral e a bucal. É por este motivo que dentistas fazem tantas recomendações para o cardápio dos pacientes: tudo em prol de dentes e gengivas saudáveis.

Neste artigo, preparamos algumas dicas sobre os alimentos que devem ser deixados um pouco de lado na dieta e quais são os amigos do sorriso. Mas não se desespere: o equilíbrio é a chave para o sucesso.

Frutas mistas com banana laranja e outras Foto gratuita


Para reduzir o consumo ou evitar

Uma alimentação escassa em nutrientes pode agravar doenças, como a cárie e as da gengiva. Os açúcares, amigos e carboidratos, embora saborosos, são tidos como vilões dos dentes. Isso porque eles contribuem para a produção de ácidos pela placa que atacam o esmalte dentário. O resultado, a médio ou longo prazos, caso a higiene do paciente esteja precária, pode ser a tão temida cárie. É por isso que depois daquele saboroso chocolatinho, é muito importante correr para higienizar os dentes!

Para incluir na dieta já

Em contrapartida, embora muito se fale sobre os alimentos que prejudicam a saúde bucal, há outros que contribuem para um sorriso em dia. Pêra, maçã, cenoura e laranja são alguns deles. E tem mais:

– Derivados do leite:

Fonte de cálcio e fósforo, o leite contribui para a remineralização do esmalte dos dentes. Além disso, é capaz de neutralizar a acidez dos demais alimentos e bebidas. Os queijos, inclusive, são ótimos aliados. Eles têm uma substância chamada caseína, proteína tão eficaz quanto o flúor – excelente para a reparação do esmalte dos dentes. 

– Salmão:

Deu água na boca pensar em um suculento salmão? Ótimo! Ele faz muito bem à saúde bucal, por conter cálcio e vitamina D, assim como o atum. Devido às gorduras poli-insaturadas presentes no salmão, ele previne doenças periodontais.

– Folhas verdes escuras:

Não deixe de lado alface, rúcula, espinafre, brócolis e derivados. Eles são ricos em fibras, cálcio e fósforo! Além disso, contribuem para a produção de saliva. Aposta certeira!

– Frango e ovos:

Eles também são amigos da saúde bucal. Considerados cariostáticos (que não contribuem para o surgimento de cáries), junto aos azeites, eles podem ser acrescentados aos hábitos de quem prima por uma boa saúde bucal.

Esteja atento

Uma boa saída é verificar a tabela nutricional dos alimentos: quanto menos açúcar, melhor. Se não consegue fugir de balas e chicletes, por exemplo, opte pelos que não possuem açúcar. Já há uma série deles disponíveis no mercado.

Mesmo que o paciente siga uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, também é importantíssimo manter a higiene bucal em dia. Boa escovação, uso de fio dental e visitas recorrentes ao consultório para limpeza e check up são algumas das dicas.

O sorriso é seu cartão de visitas! E aí, ele está saudável? Não adie sua visita à Clinodente. Temos sempre uma clínica próxima a você!