Dor excessiva nos dentes durante tratamento ortodôntico é normal?

Atendimento por Whatsapp

Embora o tratamento ortodôntico seja uma excelente opção para quem está em busca de um sorriso mais bonito, muitas pessoas acabam passando a vida toda insatisfeitas com seus dentes por medo do desconforto causado pela utilização do aparelho. Mas há muito a ser esclarecido sobre esse assunto.

Primeiro, é importante dizer que os pacientes não costumam relatar dor, em si. Os termos mais utilizados por quem usa aparelhos ortodônticos são “desconforto” e “incômodo”. E boa parte dessas queixas acontece no início do tratamento, já que é causado pela instalação dos arcos.

É que o aparelho fixo age colocando os dentes no lugar por meio da força e da tensão que se cria pelo ajuste dos arcos, o que causa a movimentação dos dentes. Então nos primeiros dias é natural que a pessoa sinta um pouco de dor na musculatura da boca – o que pode causar dores de cabeça –, principalmente pela falta de costume.

Nestes casos, geralmente são administrados analgésicos nos primeiros dias de tratamento. A medicação é suspensa ao passo em que o paciente se acostuma com o aparelho.

É normal também que, no início, surjam pequenas feridas nas bochechas, causadas pelo atrito com os brackets, as peças que conectam o fio ortodôntico ao dente para realizar a movimentação da arcada, até chegar ao seu alinhamento. Neste caso, é comum a utilização de uma cera ortodôntica, indicada pelos dentistas, que protege a mucosa das bochechas e pode ser aplicada pelo próprio paciente nos locais de maior incômodo.

Tudo isso costuma passar dentro de cerca de uma semana. Nesse período, a maioria das pessoas já se sente habituada ao aparelho ortodôntico.

Manutenção

O desconforto também é comumente relatado nos dias de manutenção do tratamento, e sim, ele é normal. Cerca de uma vez por mês – dependendo do caso – é necessário uma consulta para fazer essa manutenção.

Nestes momentos, o dentista irá movimentar os dentes de forma a corrigir movimentos errôneos, colocando-os no lugar correto. Para isso, o aparelho será apertado, e por isso o paciente poderá sentir algum incômodo após o procedimento, devido à pressão no ligamento em torno do dente.  

Alimentação e escovação

O incômodo pode ser sentido também durante as refeições. A mastigação costuma ser um pouco desconfortável, o que é natural, dado que a mordida ainda não está certa.

Por isso, é aconselhável que o paciente evite alimentos duros enquanto estiver fazendo o tratamento ortodôntico. Eles podem intensificar o incômodo e, além disso, provocar a quebra do aparelho. O melhor é optar pelo consumo de alimentos mais moles, principalmente no primeiro e segundo dias depois a consulta de manutenção.

Na hora da higiene bucal, também pode haver dificuldades. Nos primeiros dias é necessária uma dose maior de paciência, até porque o paciente estará aprendendo a utilizar novas ferramentas para a higienização. Aposte em escovar ortodônticas com cerdas macias e em fio dental especial.

Ficou com alguma dúvida? Está sentindo alguma dor que acredita ser excessiva? Marque um horário com nossos especialistas.