Dicas para facilitar o uso do fio dental
Fizemos um passo a passo para você usar o fio dental corretamente.
Com o uso correto do fio dental é possível remover a placa bacteriana e os alimentos onde a escova não consegue atingir, ou seja, na gengiva e entre os dentes.
O uso do fio dental auxilia na limpeza dos espaços interdentais e garante uma limpeza subgengival que auxilia na diminuição do mau hálito.
Quando existe o acúmulo de placa pode causar cárie e gengivite, portanto é fundamental usar o fio dental diariamente. Para utilizar corretamente, veja as orientações a seguir.
Como utilizar o fio dental
Para trazer benefícios para a sua saúde bucal, veja abaixo como usar:
- Procure enrolar cerca de 40 centímetros ao redor de cada dedo médio, mantendo 10 centímetros entre os seus dedos.
- Com o fio dental em mãos, no polegar e indicador, deslize para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe com cuidado entre cada dente, seguindo pela linha de junção do dente e sua gengiva. Atenção, nunca force o fio contra a sua gengiva, pois pode machucar o tecido gengival.
- Pegue uma parte nova do pedaço para passar em cada dente.
Tipo de fio dental
Pode ser encontrado o Fio de nylon (ou multifilamento) e o Fio PTFE (monofilamento).
No mercado, entre estas versões os fios dentais podem ser de nylon, encerado e com variedade de sabores. Normalmente como ele pode ser composto de muitas fibras de nylon pode rasgar ou desfiar, se os dentes forem juntos.
Geralmente o de filamento único (PTFE) é mais fácil de utilizar e não se rompe. Em todo caso quando ambos são utilizados corretamente todos conseguem fazer a remoção da placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
Ainda existem outros modelos que funcionam para clareamento e até mesmo para quem utiliza aparelho dentário. O ideal é escolher o que lhe ofereça melhor adaptação.
Mas se você apresenta alguma dúvida de como usar o fio dental ou qual comprar, fale com o seu dentista, pois ele vai saber indicar a melhor opção para a sua situação.