Cuidados com a saúde bucal dos idosos
Aprenda a manter a saúde bucal no envelhecimento
No último dia 26 de Julho foi comemorado o dia dos Avós, então nada mais justo do que orientar a terceira idade sobre os cuidados com os dentes. A saúde bucal dos idosos também merece uma atenção especial, portanto, conforme envelhecemos é comum ter dúvida sobre a saúde oral.
Nesta idade é adquirido um conjunto de dentes permanentes, portanto é crucial cuidar deles o resto da vida.
Como manter saúde bucal na terceira idade
Neste caso é preciso cuidar dos seus dentes e fazer consultas periódicas com seu dentista para não haver perdas e durarem a vida toda.
Não importa a idade é possível ter dentes e gengivas saudáveis desde que a escovação seja feita três vezes ao dia com creme dental com flúor.
Ainda, não se esqueça de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e ir regularmente ao dentista para que seja feito exames completos e limpeza. E lembre-se de ter cuidado no uso do palito de dentes.
Informações básicas sobre saúde bucal dos idosos
Mesmo com o uso da escova e fio dental é possível ter alguns problemas específicos. Na terceira idade é comum o uso de dentaduras, tomam remédios e apresentem problemas de saúde geral. Felizmente o dentista pode ajudar a lidar, veja como.
- As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são comuns. Portanto, procure usar um creme dental que contenha flúor, use o fio dental e vá ao dentista regularmente.
- A sensibilidade pode piorar, pois existe retração gengival que expõe áreas do dente que não tem proteção pelo esmalte dental. Estes locais podem ficar doloridos quando são atingidos por alimentos e bebidas quentes ou frias. Caso eles estejam muito sensíveis, use um creme dental apropriado. Se persistir consulte o dentista, pois pode ser cárie ou dente fraturado.
- As pessoas mais velhas reclamam da boca seca com frequência. Isto pode ser causado devido aos medicamentos ou por distúrbios da saúde. Quando não é cuidado pode prejudicar a saúde bucal dos idosos.
- Algumas enfermidades podem afetar a saúde da sua boca. Fale com o seu dentista sobre qualquer problema de saúde. Só o dentista poderá te ajudar.
- A dentadura é comum em alguns casos, porém, precisa de cuidados especiais. Não deixe de seguir as instruções do seu dentista e se ocorrer qualquer problema marque uma consulta. Quem utiliza dentaduras definitivas precisa fazer exame bucal uma vez por ano.
- As coroas e pontes são utilizadas para dentes danificados ou substituir dentes extraídos. Com o item é possível recobrir um dente. Além disso, ela fortalece a estrutura do dente e melhora a sua aparência.
A gengivite atinge todas as idades, mas especialmente em idade acima dos 40 anos. Ainda alguns fatores podem agravar como:
- Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
- Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
- Higiene bucal inadequada.
- Má alimentação.
- Medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.
Neste caso as doenças gengivais são reversíveis no primeiro estágio, portanto é preciso diagnosticar. Procure fazer consultas periódicas e mantenha uma boa higiene bucal.
Deste modo, caso você tenha alguma outra dúvida sobre a saúde bucal dos idosos, deixe um comentário, ou agende uma avaliação.