Conheça os Tipos de Aparelhos e suas funções

Atendimento por Whatsapp

Há algumas décadas, usar aparelho ortodôntico era coisa de adolescente. Atualmente, porém, é um ótimo recurso para tratar problemas estéticos e funcionais causados pelo desalinhamento dos dentes, em pacientes de todas as idades.

Retratado em filmes e novelas como alvo de bullying, hoje o aparelho é também considerado um acessório moderno, que compõe o estilo de quem usa.

Existem vários modelos e formas de personalização, capazes de corrigir problemas diferentes e embelezar o sorriso mesmo durante o tratamento.

Na Clinodente, trabalhamos com diferentes tipos de aparelhos e cada modelo possui uma função. Venha conhecer!

Aparelho Dentário Fixo

É indicado para tratamento ortodôntico corretivo em pacientes com dentição permanente. Sua função é movimentar os dentes e arcos até a posição correta, de modo a restabelecer as funções mastigatórias e estéticas comprometidas pelo desalinhamento.

O aparelho é fixado aos dentes com um adesivo ortodôntico e não pode ser removido para comer ou fazer a higiene bucal, o que requer cuidado redobrado e produtos específicos.

Conheça as partes que compõem o aparelho ortodôntico fixo:

  • Bráquete: pequeno quadradinho colados sobre a face dos dentes
  • Banda ortodôntica: semelhante a um anel, ele é encaixado e cimentado nos últimos dentes molares de cada arcada para sustentar o aparelho
  • Tubo: pequenos tubos colados (ou soldados) às bandas ortodônticas para suportar os arcos
  • Arco: fio que passa por todos os bráquetes, suportado pela banda ortodôntica
  • Ligadura elástica: popularmente conhecida como borrachinha ortodôntica (colorida ou não), tem a função de prender o arco aos bráquetes

Existem dois principais modelos de aparelhos fixos: o metálico e o estético. Conheça cada um deles:

Aparelho fixo metálico

Responsável pelo famoso sorriso metálico, possui bráquetes muito resistentes à quebra. Favorece a personalização, por utilizar borrachinhas coloridas ou temáticas, substituídas mensalmente durante as consultas de manutenção.

Aparelho fixo estético

É conhecido como estético por ser mais discreto do que o modelo metálico. Seus bráquetes são fabricados em porcelana e ficam muito parecidos com a coloração natural dos dentes. Sua instalação e manutenção costuma ser um pouquinho mais cara, porém é ideal para quem deseja manter a estética durante o tratamento ortodôntico.

Aparelho Dentário Móvel

Embora seja frequentemente indicado para crianças, o uso do aparelho móvel está relacionado à complexidade do problema ortodôntico, e não à idade. Esse modelo de aparelho pode ser indicado para tratamento preventivo ou corretivo, pois exerce menor força sobre a arcada, resultando em um movimento sutil.

De fato, é mais comum vermos crianças e pré adolescentes utilizando o aparelho móvel, mas a explicação é que os problemas nessa faixa etária costumam ser menos complexos. Além disso, é a única opção para corrigir o desalinhamento em arcadas decíduas ou mistas (dentes de leite e permanentes).

Por possibilitar a remoção, o tratamento requer muita disciplina e colaboração do paciente, para que utilize durante o período recomendado.

O aparelho ortodôntico móvel é composto por uma placa de acrílico (encaixada no céu da boca), grampos de retenção (encaixados aos dentes) e arco metálico (na face externa dos dentes).

Aparelho de contenção

Constantemente confundido com o aparelho móvel pelo seu formato, o aparelho de contenção é considerado um dispositivo passivo, isto é, ao contrário dos demais aparelhos dentários, ele não provoca a movimentação dos dentes, apenas mantém os dentes na posição conquistada com o tratamento ortodôntico.

Ao final do tratamento, os dentes ainda estão instáveis e as chances de voltarem à posição irregular são grandes e, por isso, é necessário que o aparelho de contenção seja utilizado até a completa estabilização dos resultados.

Expansor palatino

O expansor palatino também é um tipo de aparelho ortodôntico.

Ele serve para garantir o aumento da largura do palato (céu da boca). Ele pode ser usado pelos jovens que desejam corrigir as mordidas cruzadas. Nos adultos, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.

Aparelho alinhadores

Os aparelhos alinhadores são usados para tratamentos odontológicos estéticos.

Ele garante um tratamento higiênico, pois você pode retirá-lo nas refeições e quando quiser higienizá-lo.

Alem disso, quase ninguém vai saber que você está realizando o tratamento, pois ele é totalmente transparente.

Estes aparelhos são feitos por meio de softwares que conseguem visualizar o planejamento e os resultados pretendidos, isto garante um tratamento até 2x mais rápido e previsível.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é ideal para os casos mais simples e de curta duração. Este item é considerado um aparelho da ortodontia invisível, pois os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, em contato com a língua.

Sua função é igual do aparelho fixo e é indicado para praticantes de esportes de contato, para evitar trauma e um impacto no aparelho.

Deseja saber qual o aparelho adequado para sua necessidade?

Agende já sua avaliação gratuita na Clinodente! Nossa clínica é especializada em ortodontia e oferece os tratamentos mais modernos para que você conquiste o sorriso perfeito!