Conheça as principais doenças bucais causadas pelo cigarro

Fique longe deste vício e pare de fumar!

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de Agosto, a data tem como objetivo lembrar os riscos que o cigarro pode causar e quais são as principais doenças bucais causadas pelo vício no cigarro.

Conforme especialista os fumantes tem o dobro de chance em perder os dentes, além de desenvolver mau hálito e escurecimento dos dentes.

O cigarro possui quase cinco mil compostos químicos e pode causar diversas doenças bucais causadas pelo cigarro como: câncer de pulmão, câncer de boca, impotência sexual, gangrena, entre outros danos.

Como exemplo o câncer bucal é responsável pela morte e três mil brasileiros. Segundo o Conselho Regional de Odontologia este é o sexto tipo de câncer mais comum nos homens e o oitavo nas mulheres. Ou seja, a Organização Mundial da Saúde declarou que 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas.

O cigarro é uma forma de garantir o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia. Por meio dos dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, o fumo é um potente agente cancerígeno. Na fumaça é possível identificar cerca de 4.700 substâncias tóxicas onde pelo menos 40 são cancerígenas.

Para ficar livre destas doenças bucais causadas pelo cigarro, o recomendado é parar de fumar, lembrando sempre de consultar a cada seis meses um cirurgião dentista para prevenir lesões.

Câncer de Boca

O câncer de boca é uma das doenças mais perigosas, pois inclui os cânceres de lábio, mucosa bucal, gengivas, palato duro e língua.

Entre as características estão à úlcera, o surgimento de bordas elevadas na boca e o sangramento. Para evitar o ideal é parar de fumar.

No entanto, quem não tem esta vontade é preciso aumentar os cuidados com a higiene bucal e visitar um dentista com mais regularidade, assim é possível ter um acompanhamento caso apareça alguma lesão, para que tenha o tratamento precoce da doença.

Outras doenças bucais

Mas além do câncer, o tabaco pode causar retração gengival, ao expor as raízes dos dentes, exige um aumento de desenvolvimento de sensibilidade ao frio e calor ou cárie dentária.

Ainda o cigarro causa descamação da mucosa oral, o aquecimento da gengiva e a inflamação do tecido e se for destruído pode resultar na perda do dente. As substâncias presentes no cigarro também causam halitose e compromete a higiene fisiológica deixando os dentes manchados.

No entanto, se você notar problemas ou tiver alguma dúvida sobre as doenças bucais causadas pelo cigarro, deixe nos comentários ou agende uma avaliação.

Compartilhe

Ilustração de calendário

Temos horários disponíveis!

Agende sua avaliação