Como fazer a higiene bucal com o aparelho ortodôntico

Atendimento por Whatsapp

A higiene bucal é essencial para quem quer manter um sorriso lindo e, principalmente, saudável.

O aparelho exige uma escovação mais criteriosa e, caso não fique atenta aos novos costumes pode ter problemas futuros.

Vamos ajudar você a ficar livre de uma sujeirinha surpresa que te deixe constrangida quando tiver entre os amigos, por exemplo.

escova-dental_clinodente

1.Tenha uma escova de dentes adequada

Agora que você está usando aparelho ortodôntico o ideal é usar uma escova específica, as chamadas escovas ortodônticas.  Elas facilitam uma limpeza mais detalhada, você vai precisar neste momento. As pequenas escovas interdentais também são ótimas para higienizar bem entre os braquetes, eliminando as placas.

Carregue sempre uma, já que agora precisa escovar os dentes logo após ingerir algum alimento, isso ajuda a manter seus dentes limpos, longe de bactérias.

Além disso, mantenha sua escova em local limpo, preferencialmente sem contato com outros produtos, caso carregue em uma nécessaire, por exemplo. Saiba também quando é a hora de trocar sua escova de dentes.

Mas esse não é o único acessório que vai te ajudar a fazer uma boa higiene bucal, a partir de agora você precisa montar um novo kit de limpeza, unindo as escovas aos outros itens que vamos citar.

uso do fio-dental_clinodente

2.Passe fio dental

Sim, essa é a parte que exige um pouco mais de paciência da sua parte, pelo menos no início, mas com passa fio por entre o arco do aparelho ortodôntico e os dentes você vai achar mais fácil.

As recomendações médicas são para o uso do fio dental todos os dias, mantendo assim, seus dentes limpos onde a escova não consegue chegar.

3.Use enxaguante bucal

Para finalizar o seu novo kit de higiene bucal é indicado o uso de enxaguante bucal.

Ele é muito importante na hora de proteger os seus dentes e boca.

Consulte seu dentista e verifique a opção mais adequada afinal, ele é um complemento que vai manter a saúde e qualidade do seu sorriso, mas que não substitui os itens citados antes, combinado?

fuja-desses-alimentos

4.Reduza o consumo de açúcar

Já foi dito aqui que alguns alimentos devem ser evitados após o início do tratamento com aparelho ortodôntico, principalmente o consumo excessivo de doces.

No geral, os alimentos doces possuem sacarose que prejudicam o esmalte do seu dente deixando-o mais fraco, ou seja, mais fácil de você contrair alguma doença pelo desgaste que o doce proporciona.

A fim de prevenir visite seu dentista regularmente.

5.Faça manutenção sempre

Por vezes achamos que a manutenção é apenas a troca de borrachinhas do aparelho ortodôntico, mas não é.

A visita ao dentista é essencial para que o paciente veja o resultado do seu tratamento, já que a cada manutenção é analisado a movimentação da arcada e como você está reagindo com o aparelho.

Além disso, é ele quem vai conferir de perto se a sua higiene bucal está adequada ou se precisa de mais atenção.

O uso dos acessórios de limpeza não é apenas para manter um sorriso bonito, mas sim, evitar cáries, mau-hálito, bactérias e outras doenças como a gengivite, por exemplo.

Todos os produtos são indicados para ajudar você a manter um bom hábito e uma boa saúde bucal. Ficou com alguma dúvida? Faça uma avaliação conosco.