Entenda as causas e como acabar com o mau hálito

Atendimento por Whatsapp

Como começa o mau hálito, prevenção e tratamento

 

como acabar com o mau halito_Clinodente

Uma das causas do mau hálito é maus hábitos de higiene bucal, infecções que aconteceram na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool ou alimentos muito condimentados.

Conhecido como halitose o problema pode trazer boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais como refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

Sinais e sintomas mau hálito

Algumas pessoas se preocupam com o hálito, mas apesar de não ter halitose elas não se dão conta do problema.

Geralmente os sinais são decorrentes da má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental), restos de alimentos e doenças periodontais.

Para fazer a identificação do problema, pergunte para algum conhecido ou coloque a mão sobre o nariz e boca e respire. Se confirmar o recomendado é consultar um dentista.

Causas do mau hálito

A maioria das causas do mau hálito é proveniente do consumo de determinados alimentos, mas também pode ser por:

  • Álcool.
  • Boca seca.
  • Cigarro.
  • Diabetes.
  • Doença periodontal.
  • Infecções do seio maxilar ou garganta.
  • Infecções pulmonares.
  • Insuficiência renal/hepática.
  • Má higiene bucal.
  • Problemas gastrointestinais.

Diagnóstico

Para facilitar o indicado é procurar um dentista, pois ele pode informar com determinação a verdadeira causa. Além disso, este profissional pode fornecer um diagnóstico e encaminhá-lo ao médico ou outro profissional da saúde se for necessário.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o mau hálito é escovar os dentes e passar o fio dental todos os dias. Ainda procure usar um enxaguante bucal.

Não deixe de visitar seu dentista com regularidade para verificar problemas ou outros distúrbios que possam ser a causa do mau hálito. Com a manutenção da higiene bucal e o fim da doença periodontal irá ajudar a reduzir o mau hálito.

Tratamento

O ideal é manter o bom hábito de higiene bucal, além disso, procure escovar os dentes três vezes ao dia e não deixe de usar fio dental diariamente. Com o fio é possível manter o espaço dos dentes limpos.

A língua também precisa ser escovada, pois permite remover as bactérias causadoras de mau-hálito.

Caso você esteja com doença periodontal o dentista pode tratar a doença ou encaminhar para Periodontista. Este especialista faz o cuidado dos tecidos gengivais.

Neste caso, a doença faz que os tecidos gengivais fiquem longe dos dentes e crie uma bolsa. Quando são profundas é preciso mover as bactérias e as placas acumuladas.

Já para a formação de placa bacteriana ou biofilme dentário pode ser recomendado creme dental ou enxaguante bucal antimicrobiano específico.

Através das nossas dicas acima é possível saber as causas do mau hálito, inclusive a melhor forma de prevenção e tratamento. Fique atento ao nosso blog e se tiver qualquer dúvida, escreva nos comentários.