Aparelho ortodôntico estético vale à pena?

Atendimento por Whatsapp

Aparelho ortodôntico estético, mais discreto, ele tem sido a opção de pacientes que primam pela discrição.

Um sorriso bonito é desejo de praticamente todo mundo. Poder mostrar os dentes sem medo ou constrangimentos contribui fortemente para a qualidade de vida das pessoas. Felizmente, com o avanço da tecnologia na área odontológica, os tratamentos ficaram mais modernos e acessíveis.

Quem conhece, sabe que o aparelho ortodôntico fixo é a melhor alternativa para corrigir o desalinhamento dentário e os problemas de oclusão (forma como os dentes das arcadas superior e inferior se relacionam). Para além dos motivos estéticos, no entanto, a colocação de um aparelho dentário é uma questão de saúde. Sabia que problemas dentários podem causar dores na cabeça, pescoço e até mesmo na coluna?

Há quem goste de usá-lo, mas a maior parte das pessoas, especialmente os adultos, tende a reclamar da aparência de seu “sorriso metálico”, por acreditarem que ele se destina apenas a crianças e adolescentes. Ainda que seja apenas uma questão de gosto, nestes casos, o aparelho ortodôntico estético é a melhor escolha. E vem daí o tamanho sucesso deste tratamento.

É importante lembrar, no entanto, que a possibilidade de aderir ao tratamento com aparelho estético sempre dependerá do aval do ortodontista. No entanto, em geral, qualquer paciente com indicação para tratamento ortodôntico poderá optar pelo modelo mais discreto.

Veja alguns aspectos importantes, antes de fazer sua escolha junto ao ortodontista:

Quase imperceptível

O aparelho ortodôntico estético é composto por bráquetes de porcelana que imitam a cor natural dos dentes. Dessa forma, em comparação ao modelo metálico, ele é muito mais discreto. 

Mesma eficácia

O aparelho estético é uma variação do tradicional metálico. Por esse motivo, ele cumpre as mesmas funções e é tão eficaz quanto o modelo mais conhecido. O importante, além do acompanhamento com o ortodontista, é ter em mente que os cuidados em casa são fundamentais. Bons resultados nos também dependem dos cuidados do paciente. Já com relação à duração do tratamento, sabe-se que para ambos os modelos, pode variar conforme a gravidade do problema e a regularidade das manutenções. Em média, um tratamento ortodôntico dura cerca de 24 meses, embora sejam muitos os fatores que possam alterar essa prazo. Lembre-se: cada caso é um caso e todas as particularidades do paciente devem ser respeitadas.

Cuidados redobrados

Como os bráquetes do aparelho estético são transparentes, eles necessitam de mais atenção na hora da higiene. Isso porque podem manchar com maior facilidade, em comparação aos modelos metálicos, nos quais as “borrachinhas” coloridas até disfarçam qualquer pequena sujeira momentânea.

Em resumo, embora sejamos suspeitos para falar, vale muito à pena iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico estético. Especialmente se sua vontade for corrigir o sorriso com discrição.

Quer saber mais? Agende já uma avaliação sem compromisso na Clinodente mais próxima. Nosso número é 51 3211.4111. Contamos com uma equipe de ortodontistas preparada para receber você, sanar todas as suas dúvidas e iniciar o tratamento já, seja com o aparelho metálico ou com o estético!