Mentiras sobre aparelho dentário e saúde bucal

Atendimento por Whatsapp

Destruímos algumas mentiras sobre aparelho dentário e saúde bucal que são o terror de quem precisa ir ao dentista.

Mulher jovem sorridente no aparelho dental posando com os olhos fechados Foto Premium

Chegou o 1° de abril e nessa data se comemora o Dia da Mentira. Você sabe a origem da data? O dia da mentira, também conhecido como dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos, tem sua origem na França.

Os franceses comemoravam o Ano Novo em 25 de março, data do início da primavera, lindos festejos e presentes eram organizados durante uma semana, até o dia 1º de Abril.

Porém, foi instituído o novo calendário cristão – chamado calendário gregoriano, vigente até hoje – que firmou a data de primeiro de janeiro como oficial de início do ano. Alguns franceses resistentes ao novo calendário continuaram a comemorar na antiga data.

Para ridicularizar os franceses mais conservadores, alguns gozadores criavam, por exemplo, festas de mentira e enviavam estranhos presentes. Assim, surgiu o apelido “Bobos de Abril” comemorado no dia primeiro.

A brincadeira pegou!

Pensando nisso, selecionamos as mentirinhas mais famosas sobre o uso de aparelho dentário e saúde bucal.

Mentiras sobre saúde bucal:

1) A perda dos dentes está ligada ao envelhecimento.

Mentira! A perda dentária é consequência de doenças gengivais maltratadas, traumas e composição genética. Portanto, com tratamento adequado, é possível manter um belo sorriso até na terceira idade.

2) Não vou ao dentista porque não sinto dor.

Mentira! A ausência de dor não significa que a pessoa não tenha algum problema. Por isso, é indicada uma consulta ao dentista pelo menos 2x ao ano.

3) Bebês não precisam fazer higiene oral.

Mentira! Mesmo sem dentes, os bebês precisam ter uma limpeza na área da gengiva. Assim, os pais podem fazer isso usando uma gaze umedecida e passando suavemente por dentro da boca da criança;

4) Usar apenas antisséptico oral em vez de escovar os dentes.

Mentira! Uma boa higiene está ligada ao uso de escova e fio dental. Os antissépticos são um complemento pós limpeza, ou seja, que tornará o hálito mais puro e refrescante;

Mentiras sobre o uso de aparelho dentário:

1) Usar aparelho causa cáries.

Mentira! O que causa cárie é não fazer uso da escovação e higiene correta dos dentes. Assim, a tendência é que o aparelho acumule uma quantidade de comida entre os ferrinhos. Por isso, a higiene bucal deve ser mantida em dia.

2) Colocar aparelho ortodôntico custa caro.

Mentira: Hoje os preços para a colocação de um aparelho dentário está mais acessível a todos os bolsos. O tratamento pode variar de acordo com cada problema, mas muitas clínicas facilitam o tratamento, contribuindo para que mais pessoas possam ter os dentes perfeitos;

3) Não poderá comer mais nada.

É permitido comer de tudo, desde que você tome os devidos cuidados que não venham a prejudicar o seu tratamento.

4) Os dentes vão ficar manchados com o uso do aparelho ortodôntico.

Mentira! O sorriso não fica manchado apenas por causa do aparelho dentário e sim pela falta de higiene bucal correta e pelo acúmulo de placa bacteriana no esmalte dos dentes.

E você, tem alguma dúvida sobre verdades e mentiras sobre aparelho dentário e saúde bucal? A Clinodente possui uma equipe especializada de profissionais que podem te auxiliar com todas as informações necessárias sobre os seus dentes. Faça uma consulta agora mesmo!