Aparelho de contenção: Para que serve e por que é tão importante?

Atendimento por Whatsapp

Quando vai chegando o final do tratamento com aparelho fixo é bem comum de se pensar que o procedimento ortodôntico encerra ali, mas não.

Ainda há outro tipo de aparelho para que você tenha um resultado efetivo: o aparelho de contenção.

Agora que o sorriso está alinhado e os dentes perfeitos você não vai querer uma regressão, não é mesmo?

É aqui que entra o aparelho de contenção.

Continue lendo para entender sua função e por que o uso é necessário para manter a boa aparência do seu sorriso.

aprelho

#Para que serve o aparelho de contenção

Já notou que algumas pessoas que tem os dentes bem retinhos usam um fiozinho de aço nos dentes de baixo?

Ela começou a usar só depois de retirar o aparelho fixo.

Sim, aquele fio foi posto ali depois de um longo tratamento então, mesmo que ainda não seja o seu caso, é bom já entender como vai funcionar quando chegar a sua vez.

O principal ponto aqui é não confundir o aparelho de contenção com o aparelho móvel, ok?

Eles possuem funções diferentes durante seu tratamento ortodôntico.

Enquanto o móvel é para uso preventivo ou em pequenas correções, o de contenção serve para manter seus dentes alinhados após o uso do fixo.

Geralmente, quem usa o aparelho móvel são crianças ou adolescentes porque corrigem cedo com o aparelho fixo e, em pouco tempo já estão em outro estágio, mas adultos também podem precisar.

Mesmo que seja em uma finalidade diferente do aparelho de contenção, seu uso é tão útil quanto, assim não terá problemas de regredir no tratamento.

Sim, os dentes se movimentam mesmo sem o aparelho, podendo voltar a ficar desalinhados, mas para que isso seja controlado é que entra o de contenção.

Diferente do aparelho fixo, que movimenta seus dentes até ficarem alinhados, o aparelho de contenção serve para mantê-los no lugar.

-aparelho-movel-2

#Por que é tão importante usar o aparelho de contenção?

Em casos mais complicados os pacientes levam anos para conseguir alinhar os dentes e ficar com um sorriso bonito.

Além do tempo, o período requer manutenção mensal, cuidados especiais com a higiene bucal e investem dinheiro para que se sintam bem com a aparência, mas você não quer que seus dentes se movimentem e voltem a ser como eram, não é mesmo?

Por isso é tão importante o uso do aparelho de contenção após a retirada do fixo, evitando assim, que os dentes façam essa movimentação natural e ponha por água abaixo todo o investimento de tempo e dinheiro que você teve durante o período.

O tempo que você vai ficar com ele, vai depender do tipo de tratamento que foi recomendado a você pelo ortodontista, mas saiba que o uso é indispensável então, por mais que queira tirar logo o aparelho fixo, saiba que terá o de contenção por mais algum tempo.

Consulte regularmente seu ortodontista para saber como anda o seu tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.