5 dicas de higiene para quem usa aparelho dentário

Atendimento por Whatsapp

A higiene bucal é imprescindível para a saúde. E quem faz uso de aparelho dentário deve redobrar os cuidados. Esta pode não ser tarefa agradável, mas tem verdadeira importância em prol de um sorriso incrível ao fim do tratamento.

É fundamental ter em mente que não bastam as idas periódicas para a manutenção no consultório, se em casa o paciente não seguir as orientações de limpeza diária. Afinal, devem ser evitados ao máximo os problemas como cáries e inflamações da gengiva, capazes de atrasar os resultados tão esperados.

Embora possa parecer tarefa difícil, limpar corretamente não é um bicho de sete cabeças. Seu ortodontista é a pessoa mais indicada para dar as recomendações e deixar você um craque na limpeza do sorriso.

Preparamos algumas dicas básicas que podem ser guia na hora de higienizar seu aparelho ortodôntico. Anote aí:

Escova de dentes elétrica isolada em um branco Foto Premium

Acerte na escolha da escova

Embora seja possível efetuar a limpeza com escovas normais (sempre com cerdas macias), uma escova ortodôntica é a mais apropriada para quem usa aparelho dentário, porque ela é projetada para higienizar todos os bráquetes e o arco. Optar por ela é sempre melhor. Mas não se esqueça de trocá-la regularmente. O indicado é a cada três meses.

Escove corretamente

Feita a escolha da escova correta, é hora de partir para a limpeza do aparelho. Retire eventuais pecinhas removíveis que estiverem sendo usadas no tratamento. Mas cuidado: não mexa nas borrachinhas que o ortodontista troca todos os meses. Remova apenas os elásticos que você já costuma tirar para comer. Voltando à escovação, uma boa dica é manter a escova em um ângulo de 45 graus, aproximadamente, utilizando-a com suavidade. Leve o tempo suficiente para garantir que os dentes de ambas as arcadas foram alcançados, não havendo mais resíduos de alimentos. 

Atenção aos bráquetes

Eles são tão importantes que merecem uma dica exclusiva. Os bráquetes são as pecinhas que mais chamam a atenção em um aparelho. As borrachinhas coloridas que você escolhe todos os meses no consultório são fixadas neles. Mas se são divertidos, também podem ser vilões: é nos bráquetes que geralmente ocorre a maior acumulação de sujeiras. Por isso, é preciso escovar muito bem, sempre com cuidado para não danificar nenhuma pecinha.

Lembre-se da língua e das bochechas

Muitas vezes, ao escovarmos os dentes, nos esquecemos da língua e das bochechas. Mas é fundamental efetuar a higienização correta de toda a boca. Limpadores linguais são ótimas ferramentas para expulsar quaisquer resíduos de alimentos.

Fio dental é importantíssimo

Seja com fio ou fita, o fato é que você não pode deixar de lado este cuidado. Somente assim as laterais e áreas mais difíceis da gengiva e dos dentes serão alcançadas. O “passa-fio” é um ótimo artifício para ajudar nesta tarefa, sem danificar o aparelho.

Já conversou com um ortodontista Clinodente? Agende uma avaliação e entenda se o aparelho ortodôntico é o melhor tratamento para você!