Saiba o que fazer quando tem dor de dente
Conheça as causas, e como aliviar os sintomas
Quem já sentiu dor de dente, sabe o quanto incomoda, portanto, a dor pode variar e o desconforto pode seguir com uma dor muito intensa. Em alguns casos, ela pode ser sentida no maxilar, mandíbula, cabeça e ouvido.
Algumas pessoas também a sentem mais forte ao deitar, ou quando existe a pressão sobre o dente. De qualquer forma, o recomendado é sempre visitar um dentista.
Inicialmente os principais sintomas são dor ao mastigar, dor ao ingerir alimentos muitos quentes ou frios, ou então maxilar inchado, sangramento na gengiva e inchaço em volta do dente.
Causas da dor de dente
Entre as causas, a dor de dente pode ter diversas origens como:
- Abscesso dentário
- Bruxismo (ranger os dentes)
- Carie
- Desgaste do esmalte do dente expondo a dentina (corpo do dente)
- Dor de ouvido
- Dores do pescoço, cabeça, maxilar, entre outros
- Gengivite
- Gengiva estomatite herpética
- Herpes simples
- Infarto
- Lesões em boca, gengiva ou maxilar
- Polpa do dente danificada
- Sinusite
O que fazer ao sentir dor de dente
O correto é procurar um dentista, ou seja, somente um profissional pode examinar e prescrever os remédios adequados.
Mas se existir outro sintoma associado como febre, dor de ouvido ou no peito, pode ser preciso de um atendimento médico.
No entanto, em primeiro caso para aliviar os sintomas da dor de dente, procure:
Utilizar o gelo
O gelo pode ajudar a diminuir o inchaço causado pela inflamação local. Neste caso, você pode chupar uma pedra de gelo ou colocar no local inchado.
Alimentos frios
Os alimentos frios ajudam a aliviar a dor, inclusive a comida gelada também diminui o inchaço. Como exemplo aposte em sopas, sorvetes, caldos ou gelatinas.
Pasta de dentes especiais
As pastas de dentes especiais podem ajudar no alívio dos sintomas, inclusive ela funciona nos casos de retração gengival, porém, se for cárie é preciso visitar um dentista para lhe orientar sobre o tratamento.
Analgésico
Se você possui o costume de tomar algum analgésico utilize para aliviar os sintomas. No entanto, os anti-inflamatórios só podem ser administrados com orientação do dentista.
No geral, o ideal é procurar o seu dentista o quanto antes, pois ele irá avaliar e descobrir a causa da dor para iniciar um tratamento.
Possui alguma dúvida sobre dor de dente? Deixe um comentário ou entre em contato conosco. A Clinodente tem como objetivo oferecer o melhor atendimento através dos nossos profissionais capacitados.